Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões.
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô ( lenço ) da cabeça, chama por Kristesko ( Jesus Cristo ) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.

Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio. Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

 

 

 

 

Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.

SANTA SARA DE KALI,
BENDITA LUZ QUE ILUMINA NOSSO CAMINHO
ESPERANÇA NA NOITE SEM LUZ
DAI-NOS Ó SANTA TÃO PURA E ILUMINADA
O DOM DO BEM.
COM TUA CLARIVIDÊNCIA E PODER
PROTEGESTE E GUARDASTE MARIA MADALENA.
JACOB E JOSÉ DE ARIMATÉIA
FORAM COLOCADOS PELOS JUDEUS

EM UM BARCO SEM RUMO...
MAS A SUA PRECE E SEU AMOR,
DOCE SANTA MOSTROU-LHES O CAMINHO PARA A SALVAÇÃO.
SOBRE AS ÁGUAS IMPLORANTES A ELAS
QUE OS LEVASSE A TERRA FIRME
OH! SANTA SARA
QUE GUARDASTE OS GRANDES SEGREDOS
DE MARIA VIRGEM
NOS ENSINASTES A MAGIA, AENERGIA DA LUZ.
COM AS ROSAS E PLANTAS
PURIFICAI OS NOSSOS CAMINHOS,
NÃO NOS DEIXEIS SANTA SARA
SEM ABRIGO E SEM APOIO.

DEUS QUANDO A ENVIOU AO POVO CIGANO
DESTINOU-LHE A ROSA SANTA SDE MARIA
PARA QUE ESTE POVO A ACOLHESSE
COM AMOR.

SANTA DO ENCANTO,
A SUA LUA NOS GUIE E NOS LEVE SEMPRE
A TERRA FIRME, VERDES CAMPOS
E PAZ NA TERRA
BENDITA SERÁ TU TAMBÉM
POR SERES TEMENTES AS ORDENS DE MARIA .

Santa Sara vós que sois a rainha dos ciganos, trazei para (fulano) a sua força, sua coragem, quebrando todos os obstáculos que por ventura existirem.

Acolhe este filho, que necessita de ajuda, traz com a força das suas águas santas a sua nobreza de fazer brilhar em meus caminhos a saúde, a sorte, a prosperidade e o amor (pedir aquilo que mais necessita). Que os filhos dos ventos sejam eternos companheiros meus da minha carruagem da vida.

Salve toda corrente do Oriente presente neste momento de fé, amor e união, que a cada dia de minha vida a luz de Santa Sara ilumine minha estrada removendo todos os espinhos que nela existirem.

 



  © Todos os direitos reservados - ciganasoraia.com.br • 2006 - Desenvolvido por IdealSites.com.br